As pessoas que moram em São Paulo, ou em qualquer cidade grande sofrem com esse problema (da chuva ácida) por causa da poluição. Isso porque as freqüentes chuvas ácidas danificam a pintura. Assim, quem quiser manter o carro impecável, o ideal é que faça um polimento e cristalização a cada quatro MESES. A cristalização prolonga o brilho e também protege pintura.

  Existem algumas dicas que ajudam a prevenir os riscos na pintura. Uma delas é sempre manter a higiene do carro. "Isso por que a sujeira sólida como fezes de aves, cascalho de árvores, lama seca, poeira e a própria poluição, pode danificar a pintura, se não for retirada rapidamente.
  Ao levar o carro no láva-rápido, o ideal é ficar atento ao serviço. Dá para notar que aquelas grandes máquinas de lavagem estão sumindo dos lava-rápidos. Aquilo realmente é um crime contra a pintura do carro. O jato d'água sob pressão muito forte também pode causar riscos. O jato deve estar com baixa pressão e ser manuseado com muito cuidado. As escovas e panos utilizados também devem estarem limpos, pois a sujeira acumulada pode arranhar pintura. O uso da espuma é mais indicado para a limpeza. Ao lavar o carro em casa, a recomendação é usar os produtos adequados. Alguns deles têm composição química pesada e não são aconselháveis. Querosene nem pensar. "O ideal é usar xampus próprios para a lavagem automotiva ou sabão neutro. E antes de começar a esfregar, é bom retirar sujeira grossa apenas com água. O carro também não deve ser submetido à variações térmicas geradas pela exposição excessiva ao sol e à chuva. Usar cera polidora também ajuda a conservar o brilho original da pintura.